REFLEXÃO

Sempre é preciso saber quando uma etapa chega ao final. Se insistirmos em permanecer nela mais do que o tempo necessário, perdemos a alegria e o sentido das outras etapas que precisamos viver. Encerrando ciclos, fechando portas, terminando capítulos - não importa o nome que damos, o que importa é deixar no passado os momentos da vida que já se acabaram...Ninguém pode estar ao mesmo tempo no presente e no passado, nem mesmo quando tentamos entender as coisas que acontecem conosco. O que passou não voltará: não podemos ser eternamente meninos, adolescentes tardios, filhos que se sentem culpados ou rancorosos com os pais, amantes que revivem noite e dia uma ligação com quem já foi embora e não tem a menor intenção de voltar... Deixar ir embora. Soltar. Desprender-se.
Ninguém está jogando nesta vida com cartas marcadas, portanto às vezes ganhamos, e às vezes perdemos. Não espere que devolvam algo, não espere que reconheçam seu esforço, que descubram seu gênio, que entendam seu amor. Pare de ligar sua televisão emocional e assistir sempre ao mesmo programa, que mostra como você sofreu com determinada perda: isso o estará apenas envenenando, e nada mais.
Fernando Pessoa

quarta-feira, 23 de março de 2011

BANANA E DEPRESSÃO



Origem
É a fruta mais vendida em todos os países. Originária da Ásia, chegou ao Ocidente trazida por comerciantes árabes, que traziam consigo como um valioso alimento para ser consumido durante as viagens de suas caravanas. Foram os árabes que lhe deram o nome pelo qual é conhecida em quase todos os idiomas: "banan" significa "dedo" em árabe. Os árabes, durante a ocupação das Ilhas Canárias, iniciaram o cultivo em grandes plantações quando, então, passaram a fornecer a fruta para grande parte da Europa.
No início do século XVI, o missionário Tomás Berlanga decidiu levar alguns cachos da fruta para o Novo Mundo, a partir de então, extensos bananais avançaram sobre as selvas do Caribe e das regiões da América, dando origem enormes fortunas e disputas entre os comerciantes dessas "repúblicas das bananas".
No Brasil, ocupa cerca de 500 mil hectares de terra, tendo como maior produtor o estado da Bahia, seguido do Pará e São Paulo.

Características
A banana é uma fruta de clima tropical úmido que necessita de temperaturas entre 20oC e 24oC. A fruta é encontrada por ser rica em potássio, por isso, os esportistas a comem, para evitar cãimbras (espasmo ou contração involuntária dos músculos). Existe cerca de cem tipos de bananas cultivadas no mundo todo. No Brasil as mais conhecidas são: banana-nanica, banana-prata, banana-da-terra, banana-maçã, banana-de-são-tomé,banana-ouro e banana- sapo, esta última, mais usada como alimento de animais domésticos.

Indicações
A banana é uma fruta de alto valor nutritivo, muito rica em açúcar e sais minerais, principalmente cálcio, fósforo e ferro, e vitaminas. Fácil de ingerir, pode ser dada às crianças a partir dos seis meses de idade. É um alimento energético, ideal para atletas e como lanche para idosos, por conter pouca gordura. Sendo composta basicamente de água e carboidratos.

Dicas & Usos;
1- Para que a penca amadureça mais depressa, coloque com outra banana mais madura ou faça uma cesta misturando bananas com tomates vermelhos e cenouras frescas, elas ficarão rapidamente amarelinhas;
2- Se as bananas ficarem muito moles, aproveite e faça uma vitamina ou um doce (corte em rodelas largas, ponha açúcar mascavo e paus de canela numa panela deixe derreter e acrescente as bananas, em fogo baixo, mexa de vez em quando, desligue, retire a canela, acrescente mais um pouco de canela-em-pó, bata um pouco até desmanchar as rodelinhas. Use em pães e torradas como pasta, ou recheio para bolo;
3- A banana assada no forno é um ótimo antidiárréico;
4- A folha da bananeira serve para embrulhar postas ou filés de peixe que vão ser preparados na grelha.

Quando e como consumir?
ESVERDEADAS - são as melhores para cozinhas e flambar;
AMARELADAS - ideais para comer "in natura", pura, com cereais ou em saladas de frutas;
PINTAS MARRONS - as pintas indicam que elas estão com o máximo de doçura, ideais para uso como recheio de bolos, tortas e como doce.


BANANA pode reduzir a DEPRESSÃO
Comer banana é um excelente remédio para superar a depressão. Segundo um estudo elaborado nas Filipinas, as quantidades de triptophan (triptofano) - antidepressivo natural -  encontrado na fruta, ajuda a melhorar os estados depressivos. A conclusão é do Instituto de Pesquisa de Alimento e Nutrição(FNRI).
A pesquisa publicada assegura que os níveis de triptophan da banana,  mantém os níveis de serotonina no cérebro melhorando o humor e sensação de bem estar das pessoas. O FNRI recomenda a ingestão de duas ou três bananas diariamente, o que equivale a 20-30 gramas de carboidrato e 80-120 quilocalorias.
Os pesquisadores filipinos, observaram, também, outras virtudes da banana para a saúde, como os altos níveis de vitamina A, C, K E B6, esta última essencial na dieta humana, pois sua ausência pode levar a insônia, fraqueza e irritabilidade, além de regular o nível de glicose no sangue, que também repercute no ânimo das pessoas. A pesquisa, ainda, revelou que a banana não produz colesterol  nem causa obesidade, reduz o risco de ataques cardíacos e contribui para reforçar a massa muscular e a energia de crianças, atletlas e idosos.
Fontes: Revista Frutas & Saúde, Web.

Nenhum comentário:

Postar um comentário